terça-feira, 28 de março de 2017

MELATONINA 
(AJUDA A REGULAR O SONO)

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, localizada no cérebro. A melatonina age sobretudo no próprio cérebro, sendo responsável pelo controle dos ciclos de sono e vigília.
À noite, quando esta escuro, a produção de melatonina aumenta, induzindo o cérebro a sentir sono. Durante o dia, quando está claro, a secreção de melatonina reduz-se, fazendo com que fiquemos mais despertos. A simples exposição à luz durante a noite ou ao escuro durante o dia pode alterar o ritmo de produção da melatonina, motivo pelo qual esse hormônio ganhou a singela alcunha de "hormônio drácula".
A produção de melatonina começa a se elevar ao entardecer, atingindo o seu pico entre 23h e as 3h da manhã. Após o pico, os níveis de melatonina caem rapidamente, preparando o organismo para acordar no início da manhã. Ao redor das 8h-9h da manhã, os níveis de melatonina encontram-se no seu valor mínimo e assim permanecerão até o início da tarde.
A melatonina sintética, ou seja, a melatonina artificial criada em laboratório, foi desenvolvida como uma potencial forma de tratar a insônia, servindo como alternativa mais econômica e com menos efeitos colaterais que os medicamentos habitualmente utilizados para esse fim.
A melatonina apresenta dois efeitos: ajuda na indução do sono e na sua manutenção durante a noite. A melatonina também serve para regular o sono nos trabalhadores noturnos, que precisam dormir de dia. A melatonina pode ser encontrada em diversas dosagens: 3mg, 5mg e 10mg.
O paciente deve tomar uma cápsula 30 minutos antes de ir para cama. A melatonina é uma substância com baixa incidência de efeitos colaterais, e quando esses ocorrem, a causa habitualmente é pela utilização de doses elevadas acima de 3mg. Você encontra a melatonina em www.dermacarelojavirtual.com.br/melatonina?filter_name=melatonina

Nenhum comentário: